Um objeto de aprendizagem tem como função atuar como recurso didático interativo, abrangendo um determinado segmento de uma disciplina e agrupando diversos tipos de dados como imagens, textos, áudios, vídeos, exercícios, e tudo o que pode auxiliar o processo de aprendizagem. Pode ser utilizado - tanto no ambiente de aula, quanto na Educação à Distância - como complemento, revisão ou reforço de um determinado conteúdo já estudado. Como afirmam Bettio e Martins (2004), eles “vêm para facilitar e melhorar a qualidade do ensino, proporcionando aos tutores, alunos e administradores, diversas ferramentas facilitadoras”.
Para complementar e ressaltar a importância educacional, convém, ainda, citar Filho e Machado (2004), quando afirmam que “o objeto de aprendizagem tem a propriedade de, quando manipulado dentro de um contexto de busca de conhecimento, servir de mediação e facilitação para a formação e consolidação de um saber novo”.
Pode-se utilizar um objeto de aprendizagem, por exemplo, para realizar simulações de experiências e atividades práticas. Ele permite que o aluno teste, de maneira prática e interativa, inúmeras possibilidades do exercício proposto, que, se tivesse sido estudado apenas teoricamente, não estimularia tanto a aprendizagem do
conteúdo. A utilização de um objeto de aprendizagem não deverá ser desvinculada de um contexto, como defendem Nascimento e Morgado (2000) quando destacam que “Os professores desempenham papéis importantes na implementação de tecnologia nas salas de aula. Eles decidem sobre “como, quando, e como usar” a tecnologia em sala”.
As seguintes características dos objetos de aprendizagem são apontadas por Silva (2004): autonomia: capacidade de serem utilizados individualmente, desvinculados de outros; interatividade: apresentação do conteúdo de forma dinâmica, permitindo a interação; reutilização em diversos contextos e propósitos: possibilidade de serem utilizados tanto para seu contexto inicial quanto reutilizados em outras áreas de ensino;
agrupamento em conjuntos maiores: agrupamento de diversos módulos de conteúdos específicos, de maneira a garantir um ambiente de aprendizado mais rico e flexível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário